O programa “Emprega Rede” está com 250 vagas de qualificação disponíveis para jovens, até esta quarta-feira (17), na modalidade Educação à Distância (EAD). Os interessados devem procurar a unidade matriz do Serviço Nacional de Emprego (Sine), levando a documentação pessoal.
Nas oportunidades disponibilizadas, estão os cursos de almoxarife, assistente administrativo, assistente de contabilidade e desenhista de produtos gráficos. Serão 160 horas aulas, distribuídas em aulas online e presencial uma vez por semana.
Para participar, os interessados devem preencher alguns requisitos, a exemplo do curso de assistente administrativo, que deve ser exercido por jovens a partir de 15 anos e que tenham o ensino fundamental completo.
O curso de almoxarife está disponível para pessoas a partir de 16 anos e com ensino fundamental incompleto. Para o curso de desenhista e desenvolvimento gráfico, podem participar jovens a partir de 16 anos e que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.
De acordo com o secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, os cursos podem criar uma nova perspectiva para o jovem. “Essa é uma ação pensada para que os participantes saiam à frente numa eventual oportunidade no mercado de trabalho”.
Para se candidatar a uma das vagas, os interessados devem comparecer ao Sine Matriz portando RG, CPF, comprovante ou declaração de endereço e comprovante ou declaração de escolaridade. As vagas, vale lembrar, são gratuitas.
O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável. São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, tráfico de pessoas e do trabalho infantil.
As unidades da rede socioassistencial (Cras e Creas), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede. O Emprega Rede ainda favorece a emancipação de famílias com crianças em situação de acolhimento a fim de que elas retornem o mais breve possível para seus lares.