O governo de Mato Grosso informou que, através do Programa de Atenção à Saúde Mental, desde abril deste ano, já foram contabilizados 7.814 atendimentos psicológicos online para servidores de 37 secretarias e entidades e 720 atendimentos de telemedicina com consultas em psiquiatria para servidores de 30 órgãos estaduais.
Desenvolvido pela secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, o programa oferece atendimentos psicossociais, como acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de protocolos padronizados que orientem a prevenção e os cuidados em casos de depressão, ansiedade, assédio moral e sexual no trabalho, luto patológico e síndrome de Burnout.
De acordo com o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, os protocolos foram criados para padronizar e ampliar o acompanhamento psicossocial no serviço público. “Tais instrumentos oferecem suporte às equipes setoriais, possibilitando a detecção de sintomas, a orientação, a intervenção, o monitoramento e o encaminhamento dos servidores para atendimentos especializados, por meio de plataformas digitais de psicoterapia e telemedicina. Zelar pela saúde mental e pelo bem-estar dos servidores é essencial, para que eles tenham uma melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, afirmou o titular da pasta.
Segundo Flávio Jabra, coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, o programa foi expandido em 2019 e reúne ações de psicoeducação como lives, cursos, envios de informações por WhatsApp e e-mail, além de capacitação de gestores, atendimentos psicossociais e protocolos estruturados. Um dos destaques é o Protocolo de “Prevenção ao Risco de Suicídio”, que estabelece fluxos de atendimento desde o primeiro acolhimento até a estratificação do risco (baixo, médio ou alto), com encaminhamentos para psicoterapia online ou teleconsulta psiquiátrica.
Na prática, o servidor agenda sua triagem pelo Portal do Servidor e passa por acolhimento inicial com a equipe psicossocial, que aplica instrumentos de avaliação de risco. A depender do caso, o atendimento é direcionado para psicoterapia online ou teleconsulta psiquiátrica gratuita. Todo o processo é monitorado por meio de dashboards (painéis) e relatórios, o que garante a continuidade do cuidado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.