PUBLICIDADE

Programa de Saúde Mental registrou 8,5 mil atendimentos a servidores em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo de Mato Grosso informou que, através do Programa de Atenção à Saúde Mental, desde abril deste ano, já foram contabilizados 7.814 atendimentos psicológicos online para servidores de 37 secretarias e entidades e 720 atendimentos de telemedicina com consultas em psiquiatria para servidores de 30 órgãos estaduais.

Desenvolvido pela secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, o programa oferece atendimentos psicossociais, como acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de protocolos padronizados que orientem a prevenção e os cuidados em casos de depressão, ansiedade, assédio moral e sexual no trabalho, luto patológico e síndrome de Burnout.

De acordo com o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, os protocolos foram criados para padronizar e ampliar o acompanhamento psicossocial no serviço público. “Tais instrumentos oferecem suporte às equipes setoriais, possibilitando a detecção de sintomas, a orientação, a intervenção, o monitoramento e o encaminhamento dos servidores para atendimentos especializados, por meio de plataformas digitais de psicoterapia e telemedicina. Zelar pela saúde mental e pelo bem-estar dos servidores é essencial, para que eles tenham uma melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, afirmou o titular da pasta.

Segundo Flávio Jabra, coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, o programa foi expandido em 2019 e reúne ações de psicoeducação como lives, cursos, envios de informações por WhatsApp e e-mail, além de capacitação de gestores, atendimentos psicossociais e protocolos estruturados. Um dos destaques é o Protocolo de “Prevenção ao Risco de Suicídio”, que estabelece fluxos de atendimento desde o primeiro acolhimento até a estratificação do risco (baixo, médio ou alto), com encaminhamentos para psicoterapia online ou teleconsulta psiquiátrica.

Na prática, o servidor agenda sua triagem pelo Portal do Servidor e passa por acolhimento inicial com a equipe psicossocial, que aplica instrumentos de avaliação de risco. A depender do caso, o atendimento é direcionado para psicoterapia online ou teleconsulta psiquiátrica gratuita. Todo o processo é monitorado por meio de dashboards (painéis) e relatórios, o que garante a continuidade do cuidado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam esta semana inscrições para seletivo com 1,9 mil vagas em Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá está com inscrições abertas para...

Vacinação antirrábica é prorrogada com ponto fixo em Sorriso

A campanha de vacinação antirrábica em ponto fixo foi...
PUBLICIDADE