PUBLICIDADE

Programa de reciclagem em Nova Mutum serve de modelo para mais municípios

PUBLICIDADE

Bem-sucedida, a experiência do reCiclo é protagonista de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema). Desde o ano passado, o governo do Estado está apostando no programa e busca implantação de propostas semelhantes em alguns municípios mato-grossenses.  Exemplos disso, foram convites para a coordenadora do reCiclo, bióloga Fernanda Cervi, participar como palestrante, no ano passado, de fórum sobre lixo,em Poconé, e agora, para o curso de Educação Ambiental realizado semana passada em Nossa Senhora do Livramento. “Para Nova Mutum é muito importante esse reconhecimento porque coloca o município como referência e lhe dá suporte junto à opinião pública”, diz. 

O reCiclo é uma ação conjunta das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras, Viação e Serviços Urbanos, com apoio das secretarias de Educação e Cultura e de Saúde, resultante de uma política de governo focada na implementação de iniciativas que visam ao desenvolvimento sustentável, ou seja, com ênfase ao econômico sem perder de vista o social e o ambiental. “Da implantação do reCiclo derivam outras iniciativas como a realização de trabalho de Educação Ambiental para sensibilizar a população, formadores de opinião e gestores públicos sobre a importância da destinação adequada dos resíduos”, explica Fernanda.

Em Nova Mutum, segundo a coordenadora, a gestão pública municipal vem garantindo apoio ao projeto e com o objetivo de consolidá-lo como proposta de ação no foco da sustentabilidade, disponibilizou barracão, prensa e equipamentos de proteção individual para viabilizar a reciclagem. “Essas são medidas que vêm contribuindo para a preservação ambiental, além de permitir formação e geração de renda para as pessoas que já atuavam com a atividade”, reitera.

Depois de se iniciar pelo Bairro Jardim, o projeto foi estendido para o centro da cidade. E, neste ano deverá ser alvo de nova ampliação, abrangendo o restante do centro que ainda não está descoberto. “Estamos trabalhando nisso. Dentro de alguns dias deveremos ter a estratégia definida”, adianta Fernanda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE