sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Programa de reciclagem em Nova Mutum serve de modelo para mais municípios

PUBLICIDADE

Bem-sucedida, a experiência do reCiclo é protagonista de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema). Desde o ano passado, o governo do Estado está apostando no programa e busca implantação de propostas semelhantes em alguns municípios mato-grossenses.  Exemplos disso, foram convites para a coordenadora do reCiclo, bióloga Fernanda Cervi, participar como palestrante, no ano passado, de fórum sobre lixo,em Poconé, e agora, para o curso de Educação Ambiental realizado semana passada em Nossa Senhora do Livramento. “Para Nova Mutum é muito importante esse reconhecimento porque coloca o município como referência e lhe dá suporte junto à opinião pública”, diz. 

O reCiclo é uma ação conjunta das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras, Viação e Serviços Urbanos, com apoio das secretarias de Educação e Cultura e de Saúde, resultante de uma política de governo focada na implementação de iniciativas que visam ao desenvolvimento sustentável, ou seja, com ênfase ao econômico sem perder de vista o social e o ambiental. “Da implantação do reCiclo derivam outras iniciativas como a realização de trabalho de Educação Ambiental para sensibilizar a população, formadores de opinião e gestores públicos sobre a importância da destinação adequada dos resíduos”, explica Fernanda.

Em Nova Mutum, segundo a coordenadora, a gestão pública municipal vem garantindo apoio ao projeto e com o objetivo de consolidá-lo como proposta de ação no foco da sustentabilidade, disponibilizou barracão, prensa e equipamentos de proteção individual para viabilizar a reciclagem. “Essas são medidas que vêm contribuindo para a preservação ambiental, além de permitir formação e geração de renda para as pessoas que já atuavam com a atividade”, reitera.

Depois de se iniciar pelo Bairro Jardim, o projeto foi estendido para o centro da cidade. E, neste ano deverá ser alvo de nova ampliação, abrangendo o restante do centro que ainda não está descoberto. “Estamos trabalhando nisso. Dentro de alguns dias deveremos ter a estratégia definida”, adianta Fernanda.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE