Os alunos da segunda turma do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, desenvolvido em Nova Mutum pela parceria entre e prefeitura, Governo do Estado de Governo Federal, foram apresentados oficialmente ontem, aos empresários parceiros. Este ano, 50 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos estão participando.
O aumento no número de alunos, que até ano passado era de apenas 25, aconteceu para atender a demanda. Cada empresa contribui com R$ 100 mensais, dos quais R$ 65 são para bolsa-auxílio e o restante para custear despesas administrativas, a exemplo de uniformes, material didático e manutenções. As mesmas abrem também espaço para os adolescentes realizarem o estágio no segundo semestre.
Segundo a primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Marinês Cavalin Pivetta, a adesão dos empresários locais à iniciativa é uma mostra do sucesso que é o Agente Jovem. “Hoje, alunos que participam do programa estão na preferência na hora de uma contratação de emprego. Isso acontece porque são jovens capacitados e também orientados sobre fatores que vão fazer diferença em sua atuação profissional”, explicou.
Ontem à noite, também foram entregues violões para os adolescentes. Os mesmos serão pagos por eles em parcelas. Durante o ano, todos participarão das aulas com um músico profissional. “É uma forma de tirá-los da ociosidade e evitar situações negativas, ensinando atividades que desenvolvam suas capacidades e criando oportunidades para o futuro”, disse Marinês.
O Agente Jovem é dividido em duas etapas: capacitação teórica e prática, cada qual com duração de seis meses. Na capacitação teórica os adolescentes têm aulas com profissionais de saúde, informática, técnicas administrativas e comportamentais, atividades físicas, entre outros. No segundo semestre acontece o estágio supervisionado.