PUBLICIDADE

Profissionais vão conhecer novo sistema eletrônico da Sema

PUBLICIDADE

Os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) irão apresentar a engenheiros Agrônomos e Florestais e empreendedores, o Sema Virtual – Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão/e-SAC- Serviço de Atendimento Eletrônico ao Cidadão, na segunda-feira (23), das 14h às 17h, no Auditório Pantanal.

O Sema Virtual/e-SAC é um instrumento tecnológico que permitirá o protocolo e o fluxo de documentos pertinentes aos processos, de forma eletrônica e será lançado oficialmente na quarta-feira (25), às 9h, no Auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás. De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Esteves de Lacerda Filho, o novo instrumento irá otimizar as ações de tramitação e análise dos processos protocolados no órgão, facilitando a relação com o cidadão.

O sistema irá englobar vários serviços que se encontram em desenvolvimento. O primeiro a ser lançado, o e-SAC, permitirá aos usuários, após certificação digital e de posse de login e senha, usufruir de funcionalidades como o envio de processos, atendimento de solicitações de forma totalmente digital e, upload de documentos em formato PDF, entre outros.

As análises feitas por técnicos da Sema também serão anexadas aos processos eletrônicos assim como os documentos das rotinas administrativas, podendo as informações serem consultadas instantaneamente pelos usuários externos. "Todos os documentos digitalizados, enviados pelos usuários externos ou produzidos pelos técnicos da Sema, serão assinados digitalmente garantindo a segurança e responsabilidade sobre as informações contidas nos processos eletrônicos", salientou José Lacerda.

Inicialmente serão recepcionados eletronicamente os processos da Superintendência de Gestão Florestal (SGF), isso porque as maiores demandas do órgão se concentram sobre a Superintendência de Gestão Florestal. Nessa primeira fase, de implantação do sistema, será facultativo ao público alvo efetuar o protocolo eletrônico dos processos.

Para o secretário, a iniciativa é um grande avanço na gestão ambiental no estado, e tem como vantagens a facilidade de acesso aos serviços, maior eficiência no relacionamento entre o usuário externo e o órgão ambiental e a segurança do processo, pois todos os documentos serão assinados digitalmente, eliminando a possibilidade de perdas ou extravios.

"A Sema está investindo no desenvolvimento da atividade administrativa de modo mais eficiente, por meio da automação de rotinas e atos administrativos, reduzindo gastos com insumos e contribuindo para a preservação do meio ambiente", acrescentou José Lacerda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE