Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso aprovaram em assembleia geral, realizada hoje, o indicativo de greve para o dia 25 deste mês. A data segue como sugestão ao ANDES Sindicato Nacional que se reunirá, neste final de semana, para discutir as indicações das seções sindicais distribuídas pelo país e, a partir disso, orientar os docentes sobre a possibilidade de greve.
O sindicato nacional solicitou às seções sindicais que discutissem a questão e enviassem os resultados hoje para que as decisões da base balizem a discussão que será realizada nesta sexta-feira e sábado, em Brasília. Todos os setores do Ensino Superior ligado ao ANDES, federal, estadual e municipal terão representantes nessa reunião.
A principal reivindicação é a não aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que congela os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos. Além disso, os docentes desaprovam as propostas de reformas do Ensino Médio, Trabalhista e da Previdência, que já estão em andamento.
Uma nova assembleia será realizada pela Adufmat, após o resultado da reunião do Sindicato Nacional para avaliar a orientação. O sindicato local enviará três delegados para debater a questão no ANDES no encontro desse final de semana.