A professora Bruna Andrade Irineu, da UFMT, vinculada ao Departamento de Serviço Social e aos Programas de Pós-Graduação em Política Social e em Saúde Coletiva, está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
A obra “Diversidade sexual e de gênero e marxismo”, escrita pela professora em coautoria com Guilherme Gomes Ferreira, professor da UFRGS, foi selecionada na categoria ‘Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social’. Ao todo, mais de 2 mil títulos foram inscritos no prêmio, que reconhece a excelência na produção acadêmica, técnica e profissional nacional, destacando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O livro vencedor de cada categoria receberá troféu e premiação em dinheiro.
Conforme a assessoria da UFMT, a obra “debate em torno das identidades sexuais e de gênero, do exercício da sexualidade, da livre expressão de gênero e dos direitos da população LGBTI+ está no centro da agenda política contemporânea, expressando um campo de disputas altamente desafiador para assistentes sociais, estudantes e pesquisadores da área. Para além de fortalecer um posicionamento marxista em relação à temática, esse livro pretende oferecer subsídios para estudantes e profissionais da área se conectarem de maneira qualificada a essa discussão. A obra busca oferecer uma contribuição sistematizada e particularizada em relação à questão LGBTI+, sua história de luta e de insurgência, os processos de violação de direitos humanos ainda presentes, as respostas institucionais das diferentes políticas públicas para esse segmento populacional”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.