PUBLICIDADE

Produtores de Diamantino devem reforçar protesto e bloquear BR-364

PUBLICIDADE

Depois de Ipiranga, Lucas, Sorriso, Sinop, Itanhangá e outras cidades, os produtores de Diamantino devem reforçar os protestos contra a crise na agricultura. O tráfego na BR- 364 em Diamantino será interrompido logo no inicio da manhã desta quarta feira (26), agricultores, do movimento ‘Grito do Ipiranga’ – iniciado na ultima segunda feira (24) e somente ambulâncias, carros de passeio e ônibus serão liberados. Agora, caminhões/carretas com safra agrícola e insumos ficarão retidos até o termino da manifestação que não possui prazo para terminar, informou a organização do movimento.

O Movimento que começou no município de Ipiranga do Norte, vem ganhando adesões de outros municípios produtores como Sinop, Lucas do Rio Verde e Sorriso.
Mesmos com a definição de que os sindicatos rurais e entidades que participam do movimento tenham definido, na última sexta-feira que o bloqueio geral seria feito pela manhã, cada município ficou com autonomia para mudanças e alterações nos protestos.

Em Lucas do Rio Verde, as ações do movimento acabaram sendo também feito nas 4 agências bancárias e uma unidade de cooperativa de crédito que foram fechadas por produtores. Tratores com faixas, protestando contra as altas taxas de juros cobradas pelos agricultores, foram colocadas em frente às agências.

Entre as reivindicações dos produtores está o cumprimento da lei que garante renda de 30% sobre os custos de produção. Desde 2004, estudos apontam que dobrou o custo de produção de soja por hectare.

Com preço baixíssimo e hoje variando entre R$ 14 a R$ 15,00, em média, a saca – as lavouras de soja não estão tendo renda suficiente para pagar o custo da produção.
Em Diamantin, o movimento vem sendo organizados pelos produtores sob o comando do Sindicato Rural de Diamantino e a paralização prevista para começar nesta quarta feira pela manhã onde deverá ser montado um grande acampamento na BR 364 em frente ao Balneário Carimã. Outra mobilização será o fechamento de todas as agência bancárias do municipio, logo no inicio do expediente.

Segundo Mario Guardado, presidente do Sindicato Rural de Diamantino, “é necessário que ocorra sintonia entre as organizações e para isso Diamantino já esta sem mobilizando para essa grande manifestação, a crise esta ai e temos que enfrenta-la, o governo não nos deixou saída e desta forma estamos sendo obrigados a protesta para garantir a nossa sobrevivência.” Afirmou o produtor.
Já para José Gazzeta o movimento é legítimo e ordeiro, estaremos trancando a rodovia e buscando conscientizar os condutores de veículos pequenos, ônibus e ambulância da gravidade da situação do agronegócio e principalmente nos município que são estreitamente agrícolas como é o caso de Diamantino.
O presidente da Associação Comercial de Diamantino – Acid, Francisco Catunda esteve presente e solidarizou-se com o movimento, afirmando que “o comercio esta solidário e entende a necessidade de uma reação por parte do agricultores, pois se a agricultura não está bem, o reflexo aparecem nas vendas. e prejudica toda uma cadeia consequentemente”, afirmou Catunda
??Os agricultores elaboraram uma carta com 14 reivindicações que entre elas estão: ?1) Normatização imediata da “MP da Agricultura”.
2) Política Agrícola clara e de longo prazo
3) Mudança na política cambial – diminuição de taxa de juros já.
4) Liberação imediata de recursos para compra de milho (AGF)
5) Credenciamento urgente de novos armazéns na região
6) Criação de bônus de transporte (equalizar o custo de produção e preço pago pelo mercado).
7) Desoneação do óleo diesel ( CIDE,PIS.COFINS, ICMS).
8) Implementar alteração no FAT GIRO RURAL – contemplando maior prazo e o financiamento direto ao produtor de todos os insumos, inclusive óleo diesel, prever o re- financiamento de CPR e CPRF emitidas junto as instituições financeiras.
9) Atualização dos preços mínimos para garantir a renda mínima ao produtor disponibilizando a opção de equivalência produto nas contratações de novos financiamentos.
10) Bio combustível- implementação imediata do bio-diesel B-8 e regular o uso de bio-combustível a nível regional permitindo o utilizar puro ou em mistura por parte do produtor.
11) Implementação do seguro rural que garanta a renda ao produtor?12) Desoneração da carga tributária dos insumos.
13) Manter e fortalecer o plano de asfaltamento da BR-163 ( até o porto de Santarém) ?14) Definir sob condições viáveis o plantio da próxima safra
??

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE