O 2° Simpósio matogrossense pós-colheita debateu, ontem, em Sorriso, com produtores, empresários do setor de armazenagem de grãos, estudantes e demais profissionais ligados ao setor agrícola da região, a qualidade de grãos e segurança alimentar. O evento, que está na segunda edição, visa reduzir perdas no processo de pós colheita e, ao mesmo tempo, garantir melhorias na qualidade dos grãos armazenados na região.
Foram apresentadas oito palestras técnicas com diversos profissionais da área, sobre a conservação de grãos, secagem, biologia e controle de pragas, fungos, roedores, racionalização de energia elétrica em unidades armazenadoras, comercialização dos grãos a partir do panorama mundial e instrumentos de comercialização no país, dentre outros.
Estiveram no simpósio representantes de Sinop, Vera, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Diamantino, Tangará da Serra, Cuiabá e, do município sede, Sorriso. O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) e realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com apoio da C Vale e Fiagril.