PUBLICIDADE

Produção de energia em Cuiabá é ampliada visando a Copa

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) visitou, hoje pela manhã, as obras da subestação de energia elétrica da Rede Cemat, no Distrito Industrial, em Cuiabá, que teve a capacidade ampliada em 80%, com a substituição de um transformador de 25 megavolts-amperes (MVa) por um de 45 Mva. Segundo Silval, organizar Cuiabá para a copa é bem complexo. "A nossa capital está sendo preparada para os jogos, mas este é um legado que ficará para que novas empresas possam se instalar em Mato Grosso, dentro de um processo de industrialização", explica o governador, salientando que com as obras a grande Cuiabá poderá receber mais 150 mil habitantes, sem sobrecarregar a rede de energia elétrica.

A presidente da empresa, Carmem Campos Pereira, explicou que esta ampliação faz parte do pacote de obras da rede para a Copa de 2014. "Estamos substituindo os transformadores para deixar a energia mais confiável". Além do Distrito Industrial, foram ampliadas as subestações do CPA e do Trevo do Lagarto, que também receberam novos transformadores de 45Mva. "Com estas três obras teremos um aumento de 15% na disponibilidade de carga para Cuiabá e municípios vizinhos."

Carmem informa que a empresa gastou R$ 10 milhões nas obras das três subestações e na construção de 22 quilômetros de rede de distribuição urbana. "Até 2013, investiremos mais R$ 25 milhões, aproximadamente. Somente para as obras da copa". A presidente lembrou que, além desse montante, a empresa continuará com o investimento normal para atender as novas demandas e melhorar a qualidade do serviço. "Essa quantia é só para o Estado de Mato Grosso. A possibilidade de um apagão durante a Copa é remota", enfatiza.

Com relação ao consumo de energia pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governador Silval Barbosa informou que, com estas três obras, a estrutura já está preparada. A empresa investe também em mais linhas, na informatização do sistema, integração das subestações, explicou o chefe do Executivo estadual. "A Cemat é parceira do governo do Estado. Com o VLT haverá uma grande movimentação para o sistema de mobilidade urbana, teremos linhas subterrâneas, mudança de transformadores, retirada de postes. A rede já disponibilizou seus engenheiros para a Secopa", destacou o governador.

Carmem Pereira explicou que os investimentos têm como objetivo a Copa de 2014, mas também aumentar a capacidade e dar mais confiabilidade para o atendimento da região de Cuiabá. "Não podemos parar de investir em um Estado que cresce como o Mato Grosso. Se isso acontecer vai faltar energia e o consumidor não ficará satisfeito. Só no primeiro semestre, a Cemat investiu 60 milhões de reais em Mato Grosso". Também estavam presentes na visita ao Distrito Industrial, o secretário-extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Eder Morais, e o vice-presidente executivo da Cemat, Antônio Carlos Fernandes da Fonseca.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE