segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Produção de energia em Cuiabá é ampliada visando a Copa

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) visitou, hoje pela manhã, as obras da subestação de energia elétrica da Rede Cemat, no Distrito Industrial, em Cuiabá, que teve a capacidade ampliada em 80%, com a substituição de um transformador de 25 megavolts-amperes (MVa) por um de 45 Mva. Segundo Silval, organizar Cuiabá para a copa é bem complexo. "A nossa capital está sendo preparada para os jogos, mas este é um legado que ficará para que novas empresas possam se instalar em Mato Grosso, dentro de um processo de industrialização", explica o governador, salientando que com as obras a grande Cuiabá poderá receber mais 150 mil habitantes, sem sobrecarregar a rede de energia elétrica.

A presidente da empresa, Carmem Campos Pereira, explicou que esta ampliação faz parte do pacote de obras da rede para a Copa de 2014. "Estamos substituindo os transformadores para deixar a energia mais confiável". Além do Distrito Industrial, foram ampliadas as subestações do CPA e do Trevo do Lagarto, que também receberam novos transformadores de 45Mva. "Com estas três obras teremos um aumento de 15% na disponibilidade de carga para Cuiabá e municípios vizinhos."

Carmem informa que a empresa gastou R$ 10 milhões nas obras das três subestações e na construção de 22 quilômetros de rede de distribuição urbana. "Até 2013, investiremos mais R$ 25 milhões, aproximadamente. Somente para as obras da copa". A presidente lembrou que, além desse montante, a empresa continuará com o investimento normal para atender as novas demandas e melhorar a qualidade do serviço. "Essa quantia é só para o Estado de Mato Grosso. A possibilidade de um apagão durante a Copa é remota", enfatiza.

Com relação ao consumo de energia pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o governador Silval Barbosa informou que, com estas três obras, a estrutura já está preparada. A empresa investe também em mais linhas, na informatização do sistema, integração das subestações, explicou o chefe do Executivo estadual. "A Cemat é parceira do governo do Estado. Com o VLT haverá uma grande movimentação para o sistema de mobilidade urbana, teremos linhas subterrâneas, mudança de transformadores, retirada de postes. A rede já disponibilizou seus engenheiros para a Secopa", destacou o governador.

Carmem Pereira explicou que os investimentos têm como objetivo a Copa de 2014, mas também aumentar a capacidade e dar mais confiabilidade para o atendimento da região de Cuiabá. "Não podemos parar de investir em um Estado que cresce como o Mato Grosso. Se isso acontecer vai faltar energia e o consumidor não ficará satisfeito. Só no primeiro semestre, a Cemat investiu 60 milhões de reais em Mato Grosso". Também estavam presentes na visita ao Distrito Industrial, o secretário-extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Eder Morais, e o vice-presidente executivo da Cemat, Antônio Carlos Fernandes da Fonseca.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE