PUBLICIDADE

Prodígio do xadrez ensina crianças e adolescentes do Rede Cidadã em MT

PUBLICIDADE

Um dos esportes mais praticados do mundo, o xadrez exige capacidade de concentração, velocidade de raciocínio, memória e pensamento estratégico. Para as crianças e adolescentes do projeto social Rede Cidadã, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), representa mais do que isso. Ser capaz de planejar e concretizar planos no tabuleiro contribui significativamente para a tomada de decisões em um jogo mais importante: o da vida.

Atentos a cada detalhe, meninos e meninas, com idades entre 8 e 15 anos, conheceram, ontem, um pouco mais sobre a modalidade esportiva pelo olhar de Amanda Borges Matos. A adolescente de 14 anos, campeã brasileira de xadrez na categoria sub 14 dos Jogos Escolares da Juventude, transmitiu seu conhecimento sobre o esporte a 17 crianças e adolescentes do projeto Rede Cidadã.

“Toda decisão que se toma no jogo pode ser ruim ou boa. E na vida também é assim. Dependendo das decisões que tomamos, teremos consequências boas ou ruins”, diz Amanda.

A atitude da jovem em levar sua experiência em campeonatos Brasil afora é vista com bons olhos por Silvio Jorge Neves Botelho, padrasto de quatro adolescentes alunos do projeto Rede Cidadã. Presente à palestra, Silvio conta que os enteados Isaías, Kauã, Abel e Beatriz ingressaram recentemente no projeto, após indicação do Conselho Tutelar, em razão de indisciplina e comportamento agressivo.

“Eles estão há três semanas no Rede Cidadã e fazem atividades esportivas de futsal, xadrez e Taekwondo. E já conseguimos perceber a melhora no comportamento deles”, afirma o padrasto. Um dos enteados, Kauan, de 14 anos, elogiou a iniciativa. “Comecei a gostar do xadrez no Rede Cidadã”, diz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE