PUBLICIDADE

Procuradoria da República ameaça interditar pista de aeroporto em Sinop

PUBLICIDADE

A Procuradoria da República do Estado encaminhou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) um Relatório de Inspeção Aeroportuária (RIA) solicitação a interdição da pista do aeroporto João Figueiredo, da cidade de Sinop (500 km da capital). Nos autos do processo estão apontadas algumas irregularidades da condição da pista. Eles alegam fissuras no asfalto, que supostamente, podem comprometer os pousos e decolagens das aeronaves e também, a inoperância do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio.

Para atender as solicitações da Procuradoria do Estado, a ANAC encaminhou à gerência aeroportuária e hidroviária da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado (Sinfra), um documento solicitando tomada de algumas providências, até a visita dos técnicos da ANAC, para fazer uma perícia no local. Nesse período foi solicitado às empresas que fazem a linha em Sinop, o pouso e decolagem das aeronaves estilo ATR4 e também, alertaram para a possível interdição da pista.

Segundo o gerente aeroportuário da Sinfra, José Carlos Ferreira, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil, estiveram em Sinop analisando as condições do asfalto. Ele afirma que a estrutura da pista não representa perigo de tráfego. “Durante a inspeção os técnicos confirmaram que as fissuras não prejudicam o trabalho das empresas aéreas”, disse José Carlos. Ele esclareceu que nada justifica que seja feito um recapeamento em toda a extensão da pista. Um ponto analisado pelo engenheiro da Sinfra, foi a condição da pista para comportar pousos e decolagens de boings. Para que aeronaves de grande porte possam atender a cidade, é necessária a ampliação de mais 400 metros no comprimento e 15 na largura da pista. Hoje pista tem 1.600 metros de comprimento. Além, do mais, terá que implantar o serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio.

De acordo com a ANAC, o aeroporto da cidade apresenta todas as documentações legais da para oferecer serviços de transporte aéreo.
Sabendo da problemática futura, o parlamentar da região, Dilceu Dal’Bosco, recorreu a Sinfra para atender as reivindicações da Procuradoria do Estado. “Sinop têm hoje, uma demanda considera de vôos diários. Portanto, precisamos investir, para que o transporte aéreo não seja prejudicado”, salientou.

Vilceu Marchetti, secretário da Sinfra, disse que a reforma está em trâmite licitatório o recapeamento da pista do aeroporto. A obra está prevista para ser realizada neste ano. Vão ser destinado cerca de R$ 1 milhão de reais.
Quanta a falta de iluminação noturna a assessoria de imprensa da prefeitura de Sinop, informou que o prefeito Nilson Leitão, esteve em Brasília reunidos com as lideranças da bancada federal mato-grossense, viabilizando recursos para a instalação dos sinalizadores noturnos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE