Os índios que estão bloqueando a BR-163 (110 km ao Norte de Sinop) desde domingo, estão reunidos, neste momento, com o procurador da república Mario Russo, com o superintendente de políticas indígenas de Mato Grosso, Rômulo Vondoni e outros representantes do Governo Federal e Estadual, para apresentar suas reivindicações e tentar acabar com o protesto.
A reunião, de acordo com a Tv Centro América, está acontecendo no local do bloqueio, onde os índios colocaram pedras, troncos e pedaços de madeira. Eles protestam contra o impacto ambiental e destruição em suas áreas indígenas que, segundo eles, seriam causados pela pavimentação da BR-163 do Nortão de Mato Grosso até o porto de Santarém (PA). Eles argumentam que, quando foram fundadas cidades de Novo Progresso, por exemplo, as tribos Panará quase foram extintas com a execução da obra afetando também a área indígena Baú, localizada no sul paraense.
Desde domingo, quando teve início o protesto, os índios têm liberado o tráfego por algumas horas, sempre retomando o bloqueio. Durante o bloqueio está sendo impedida a baldeação de passageiros de ônibus e até mesmo a passagem de pedestres. A única exceção é para ambulâncias com enfermos.
Leia mais:
Índios bloqueiam BR-163 pelo 4º dia consecutivo no Nortão