O procurador da República, Thiago Lemos de Andrarde encaminha hoje, à Justiça Federal de Sinop, a denúncia contra os responsáveis pelo acidente envolvendo o jato Legacy e o boeing da Gol, em setembro de 2006, no Nortão, deixando 154 mortos. Às 15 horas, Andrarde deve apresentar o parecer.
No inquérito, a Polícia Federal apontou os americanos Joe Lepore e Jan Paladino, que pilotavam o jato Legacy, como culpados pela queda, em que 154 pessoas morreram. O delegado Renato Sayão identificou algumas falhas cometidas pelos dois que teriam contribuído para o acidente, o maior da história da aviação brasileira.
Além de trafegar na mesma altitude do avião da Gol, em desrespeito ao plano de vôo que havia sido traçado para o Legacy, só minutos depois do choque Lepore e Paladino teriam ligado o transponder (equipamento anti-colisão). Perícias técnicas atestaram que o equipamento encontrava-se em perfeitas condições de uso.
Sayão também sugeriu que as instâncias competentes investiguem e punam os controladores de vôo, que também podem ter contribuído para a queda.