O Procon Estadual começou a utilizar, a partir de hoje, a Carta de Informações Preliminares Eletrônica (CIP-Eletrônica). A CIP é o documento que o Procon encaminha para o fornecedor, solicitando providências para solucionar o problemas, antes de ser instaurado o efetivo processo administrativo.
De acordo com a superintendente, Gisela Simona Viana, a CIP-Eletrônica agilizará o atendimento aos consumidores, pois diminui o prazo de resposta da empresa. “No procedimento tradicional, o documento é enviado ao fornecedor via Correios, demorando em média 30 dias para o Procon receber a resposta. Com a CIP-Eletrônica, esse prazo cairá para 10 dias”, explica.
A CIP-Eletrônica, que já foi adotada por 157 Procons do país e gera diversos benefícios, pois o fornecedor participante é comunicado online (via e-mail) da emissão da CIP pelo Procon, podendo analisar a queixa imediatamente. Além disso, a implantação deste serviço reduzirá custos para o Estado, diminuindo gastos com impressão e a emissão, por exemplo.
A CIP Eletrônica é um recurso oferecido pelo Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) em conjunto com Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que está à disposição de todo e qualquer fornecedor interessado em atender de forma rápida seu consumidor, reclamante no Procon. “Com o novo método, o consumidor que tiver e-mail não precisará voltar ao Procon para saber a resposta. Ela poderá ser consultada online”, salienta Gisela Simona.
Atualmente, cerca de 40 fornecedores já aderiram ao sistema de CIP-Eletrônica junto ao Procon de Mato Grosso. Os fornecedores interessados em conhecer o sistema podem acessar aqui o termo de responsabilidade e de compromisso, com a passo a passo explicando como aderir à CIP-Eletrônica.