sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Procon-MT orienta consumidores sobre 13º salário

PUBLICIDADE

Com o 13º salário no fim do ano, muitas pessoas aproveitam para fazer as compras do Natal e Ano Novo. O Procon Estadual alerta os trabalhadores que a prioridade deve ser o pagamento de dívidas acumuladas durante o ano e a antecipação de taxas e impostos. Este é o momento certo para renegociar dívidas com o cartão de crédito e cheque especial, quitar um empréstimo ou pelo menos adiantar algumas parcelas. Para tanto, é importante conhecer o montante do débito. O consumidor deve reunir tudo o que está devendo e somar para saber se é possível quitar o total de suas dívidas e se sobrará dinheiro para comprar os presentes. Além disso, pode aproveitar as campanhas de renegociação, que são comuns nesta época do ano, lembra a superintendente do Procon-MT, Gisela Viana.

Todo início de ano há gastos extras, como seguros, matrículas e materiais escolares. “Reserve um valor para o pagamento do seguro do automóvel ou ao menos da primeira parcela. É importante pensar que são despesas anuais e obrigatórias, então o melhor é sempre o pagamento à vista”, salienta a superintendente, lembrando que uma ótima forma de utilizar o 13º salário para organizar as finanças é empregá-lo para quitar despesas sazonais. “No caso de tributos, como IPVA e IPTU, os descontos à vista podem ser interessantes. Reserve o dinheiro e quando receber os boletos, se puder, pague tudo de uma vez”.

Outra dica importante é evitar o pagamento a prazo, no cartão ou pela loja. Antes de efetuar a compra parcelada, o consumidor deve pesquisar os prazos, o valor das parcelas e a taxa de juros cobrada. “Exija sempre a nota fiscal e, nos casos em que haja concessão de garantia contratual, peça também o certificado de garantia, pois são documentos imprescindíveis para reclamar seus direitos”, aconselha Gisela Viana.

“O 13º salário é uma ajuda financeira para o trabalhador usar de forma consciente, evitando exageros. Por isso, o planejamento é indispensável. Listar as prioridades e necessidades é uma forma de conhecer sua situação financeira e saber onde esse dinheiro pode ser investido, se no pagamento das dívidas, tributos e impostos ou na compra de presentes”, finaliza a superintendente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE