segunda-feira, 14/julho/2025
PUBLICIDADE

Procon intensifica fiscalização sobre Lei Antifumo

PUBLICIDADE

O Procon estadual intensificou a fiscalização da Lei Antifumo após finalizar o trabalho de divulgação e orientação em bares, restaurantes e casas noturnas de Cuiabá. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), a Lei n° 9.256/2009 que recebeu alterações na Lei 9.552/2011, proíbe o consumo de cigarros, charutos, cachimbos ou de qualquer outro fumo em ambientes coletivos.

Neste sentido, o Procon-MT realizou o trabalho de sensibilização com os setores envolvidos. "Promovemos reuniões com os proprietários e representantes dos estabelecimentos, fizemos a orientação das proibições da lei e deixamos materiais como adesivos e cartilhas para serem distribuídos", explicou o gerente fiscalização do órgão, Ivo Vinícius Firmo.

Após a primeira etapa de sensibilização, o Procon-MT, juntamente com outros órgãos e entidades, promoveram a divulgação com panfletagens em inúmeros estabelecimentos comerciais da capital. Durante a realização da 48ª Expoagro, a equipe de fiscalização iniciou a autuação dos estabelecimentos.

Ivo Firmo revelou que o trabalho também está sendo realizado no interior de Mato Grosso. "Onde o Procon-MT estiver percorrendo, vamos estender a fiscalização", confirmou.

Conforme a Lei, é proibido fumar em ambientes coletivos, ou seja, onde haja permanência ou circulação de pessoas, como bares, restaurantes, boates, praças de alimentação, hotéis, locais de trabalho, supermercados e transporte coletivo. O consumidor que insistir em fumar nestes locais poderá ser advertido e retirado por força policial.

Os comerciantes também deverão afixar cartazes informativos sobre a proibição de "Não Fumar" em pontos de ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos da Vigilância Sanitária e da Defesa do Consumidor.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mãe e filha que morreram em grave acidente são sepultadas em Juína

Os corpos de Valdinéia Luzia Custódio Paes, de 37...

Incêndio danifica residência em Mato Grosso

Uma residência de madeira teve sua edícula (área anexa)...

Identificado homem que morreu em acidente na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Vanderson Moreira de Figueiredo, 34 anos, foi identificado como...
PUBLICIDADE