O Procon Estadual é um dos parceiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) na realização do workshop “Tabagismo: por que este tema ainda merece nossa atenção?”, que ocorre neste sábado (06/08), em Cuiabá.
Durante o evento, serão discutidos diversos temas ligados ao tabagismo, como desafios para o controle, políticas públicas, custos para o sistema de saúde, implicações jurídicas, doenças relacionadas ao fumo, consumo de tabaco, narguilé e do cigarro eletrônico, entre outros.
A superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, falará sobre “O papel dos órgãos fiscalizatórios no controle do tabaco (na aplicação da Lei Federal)”. De acordo com Gisela, "já é possível constatar uma evolução no comportamento das pessoas quanto a não fazer uso do cigarro num ambiente público, mas ainda existe muita resistência em cumprir a lei tanto por parte de consumidores fumantes como por fornecedores".
O workshop também contará com palestrantes da Aliança de Controle ao Tabagismo (ACTBr), do Ministério Público Estadual e de instituições de ensino e pesquisa, como Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP).
O evento é multidisciplinar e gratuito, com duração de oito horas e certificação. O público-alvo são profissionais e alunos das áreas de Saúde, Direito e Pedagogia. O workshop será no auditório do CRM-MT, localizado na Rua E, s/n, Centro Político Administrativo (atrás da OAB-MT), das 8h às 18h.