A maior festa popular do Brasil, o carnaval, está chegando. Nesse período cresce a procura por produtos típicos como, por exemplo, fantasias, lantejoulas e confetes. Para auxiliar os foliões e prevenir possíveis incômodos e prejuízos, o Procon Estadual alerta sobre alguns cuidados que devem ser observados na hora das compras.
A superintendente, Gisela Simona Viana, lembra que é preciso ficar atento e sempre verificar informações como a origem dos produtos, quantidade, composição, garantia, prazo de validade e riscos à saúde e segurança. O Procon também aconselha os consumidores a adquirirem os produtos típicos de carnaval em lojas especializadas.
Para fantasias, verifique a composição do tecido/material usado na confecção. A etiqueta deve conter as características têxteis, como tamanho, composição, tratamento e cuidado para conservação.
Com produtos infantis é bom redobrar o cuidado ao adquirir produtos para crianças. As embalagens devem conter informações como faixa etária adequada, composição e possuir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O consumidor também precisa ficar atento ao selo do Inmetro em máscaras e brinquedos infantis, pois ele garante que o produto foi testado e não representa risco à saúde e segurança das crianças.
Espumas/sprays: confira atentamente as condições da embalagem e se possui identificação do fabricante/importador, data de validade e composição química. Observe, também, se o produto não é tóxico e se possui selo do Inmetro. Estes artigos devem ser armazenados em frascos lacrados. Não compre latas com sinais de amassados, ferrugens ou que já foram abertas. Verifique, ainda, se a válvula está funcionando de maneira correta, para evitar acidentes.
Em relação a lantejoulas, paetês, serpentinas, confetes, o consumidor deve ficar atento à procedência, ler as informações do rótulo e conferir a quantidade indicada nas embalagens.
Com artigos importados, a embalagem deve conter texto com informações sobre o produto em língua portuguesa.
Nota fiscal: exija sempre e guarde a nota fiscal/tíquete/recibo, pois são esses documentos que comprovam a compra e garantem a troca de produto que apresentar defeitos. A nota deve conter a descrição do item adquirido, valor e data da compra.