Será encaminhado hoje, ao Ministério Público, um relatório de denúncias do não cumprimento do tempo de espera em filas pelas agências bancárias do município. De acordo com o coordenador do Procon, Valdeci do Nascimento, foram cerca de 100 infrações nas duas últimas semanas.
Desde o dia 1º, está em vigor a liminar que determina a aplicação de R$ 1 mil em multa para cada cliente que for lesado. A ação foi impetrada pelo Ministério Público diante de várias reclamações. Pela lei municipal 1.051/01, os clientes devem aguardar, no máximo, 20 minutos para serem atendidos.
Nascimento explica que, em cada agência foram colocadas urnas em que as pessoas depositam as senhas com o horário em que chegaram e foram atendidas. “Nós fazemos a coleta das senhas e fazemos um relatório do descumprimento do tempo”, destacou.
Alta Floresta tem quatro bancos e, conforme o coordenador, todos já foram multados administrativamente pelo Procon, pelo descumprimento da lei. Algumas entraram com recursos e os processos estão em andamento.