Deve se estender até meados de maio a campanha iniciada pelo Procon de Alta Floresta em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso, com objetivo principal de orientar munícipes sobre os direitos conferidos enquanto consumidores. Os trabalhos começaram neste mês em diferentes frentes, incluindo palestras e panfletagem. O chefe do órgão de defesa do consumidor, Valdeci do Nascimento, explicou, ao Só Notícias, que durante o período diferentes temáticas serão tratadas, entre elas a acessibilidade, direitos do consumidor em relação a fila de bancos, diferenciação de preços, troca de mercadorias, e demais pontos. A campanha surgiu a partir de uma carência diagnosticada pela procuradoria.
“Entendemos que a população está pouco orientada sobre os direitos que tem. Há consumidores que não sabem do Procon, ainda existe esta falta de conhecimento”, declarou Valdeci. Nesta primeira fase a meta é alcançar aproximadamente 60% da população de Alta Floresta.
Conforme o chefe do Procon, uma das principais dificuldades em relação aos direitos do consumidor refere-se ao fato da não existência de assistências técnicas que possam assegurar direito a troca ou ainda conserto de produtos adquiridos nas diferentes lojas do comércio.
“O município não tem assistência técnica. Ela está fora da cidade e isto causa um transtorno ao consumidor porque o tempo de espera [pelo retorno] dos produtos enviados à ela, acaba ultrapassando o limite estipulado pela lei”, ressaltou.
Escolas também estão sendo percorridas e nelas realizadas palestras. Prefeitura e demais entidades também colaboram com a campanha.