quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Procon de Sorriso orienta como se proteger para não cair em golpes de estelionatários

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Coordenador do Procon em Sorriso, o advogado Robson Moura orienta para cuidados que precisam ser tomados para evitar golpes por conta do vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros (inclusive falecidos), conforme foi revelado por uma empresa de cibersegurança no mês passado.

O coordenador reforça que foram expostos dados pessoais básicos, vínculos familiares, endereços, emprego, salário, relativos a programas sociais, cheques sem fundos, FGTS, empresariais e até mesmo informações sobre óbitos.

Com base em material encaminhado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Robson recomenda que é preciso redobrar a atenção e evitar cair em armadilhas como fraudes online, saques bancários, falso sequestro de parentes, boletos falsos recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens.

Entre as orientações, rever senhas bancárias; ativar PIN de segurança em aplicativos de mensagens; redobrar a atenção ao clicar em links, mesmo os encaminhados por pessoas conhecidas; ignorar e-mails ou mensagens suspeitas e checar os dados em outros meios de contato; e não fornecer informações bancárias por telefone suspeito e retornar a ligação nos números expostos nos cartões do banco.

No caso de ligações informando sequestro de parentes, é importante não entrar em desespero, tentar contato com referido parente e nunca fazer transferência de valores. “Na dúvida, procure uma delegacia de polícia”, informa o coordenador, acrescentando que é indispensável acompanhar com frequência o saldo bancário.

O Procon de Sorriso está à disposição no Ganha Tempo que, a partir da próxima semana, passará a atender por agendamento. Para tanto, basta acessar o site da Prefeitura (site.sorriso.mt.gov.br), seja em um computador ou mesmo pelo celular, clicar no ícone “Agendamento Online Ganha Tempo”.

Em seguida, será possível escolher o serviço desejado e agendar o horário para se deslocar ao Ganha Tempo, que funciona na Rua Mato Grosso, esquina com a Rua Cartola, pertinho da Praça da Juventude, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13 horas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE