PUBLICIDADE

Procon Cuiabá apreende mais de 50 produtos vencidos em filial de mercado

PUBLICIDADE

O Procon Cuiabá apreendeu 57 produtos vencidos durante fiscalização em uma das filiais de um mercado, localizada no bairro Poção. A ação aconteceu, esta tarde, após uma denúncia realizada através do aplicativo do órgão. A operação foi feita em conjunto com a Vigilância Sanitária municipal (VISA).

“Segundo o denunciante, o mercado estava comercializando frangos congelados fora do prazo de validade, reembalados, com odor e coloração estranha. O consumidor realizou a compra e só constatou a má qualidade do produto ao chegar em casa e abrir a embalagem. Percebemos novamente que o estabelecimento está falhando quando o assunto é controle de qualidade, o que coloca em risco a saúde do cliente. Além disso, durante a nossa fiscalização rotineira, encontramos mais mercadorias vencidas, desde alimentos à produtos de higiene pessoal”, contou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Carlos Rafael Carvalho.

Dentre os produtos vencidos, foram encontrados flocos de milho, produtos conservados como azeitonas e cremes para assadura, frequentemente utilizados em crianças. Para o órgão municipal, a desatenção do mercado poderia causar danos à saúde de bebês, público alvo majoritário de pomadas dessa natureza.

“É inadmissível para um mercado comercializar cremes dermatológicos sem o rigor de acompanhar o prazo de validade deste produto. Quando usado fora do período estipulado pelo fabricante, a pomada pode gerar urticárias e alergias na pele de bebês, que ainda possuem um frágil sistema imunológico”.

Durante a ação, a equipe de fiscalização da VISA constatou também a existência de produtos fora do prazo de validade e em estado de deterioração, localizados na câmara fria do estabelecimento. A mercadoria, que não estava exposta à venda, teve que ser descartada pelo proprietário e a empresa foi notificada a respeito do ocorrido.

Após a constatação da irregularidade, foi lavrado o Auto de Infração pelo Procon e o mercado Paulista foi notificado e pode ser multado. A empresa possui o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa e então será definido se haverá ou não a multa e qual o seu valor, que varia conforme a gravidade da situação e se há ou não reincidência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE