segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Procon aumenta número de atendimentos em 2015, aponta relatório

PUBLICIDADE

Em 2015, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), instaurou mais de 36 mil procedimentos. Os números, divulgados pela assessoria, demonstram o cumprimento do Acordo de Resultados da Sejudh estabelecido pelo governador Pedro Taques para ampliar o acesso ao cidadão à defesa dos consumidores. Conforme dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) e da plataforma de reclamação pela internet, houve aumento de mais de 15 mil atendimentos em comparação a 2014, ano em que foram registrados 21,3 mil mil procedimentos administrativos.

Dentre as medidas tomadas para melhorar o acesso da população à defesa do consumidor, explica a superintendente Gisela Simona Viana, está a ampliação do horário de funcionamento do órgão, que desde janeiro, presta 9 horas de atendimento ao público de forma ininterrupta (das 8h30 às 17h30). A superintendente destaca também, entre as principais ações em 2015, a realização de três mutirões.

Em março, o Mutirão de Combate ao Superendividamento permitiu a renegociação de dívidas entre consumidores e fornecedores. No total foram 1,924 mil atendimentos, sendo que 78% foram resolvidos. Em julho, em parceria com a Procuradoria Geral (PGE) foi realizado o Mutirão Fiscal, que permitiu inscrever 300 processos na dívida ativa do Estado, totalizando cerca de R$ 10 milhões em multas aplicadas a fornecedores por desrespeito à legislação consumerista.

O Procon/MT realizou, ainda, entre outubro e novembro, um Mutirão de Conciliação com as concessionárias de serviços públicos CAB Cuiabá e Energisa, fornecedores mais demandados em 2015, para resolver de forma mais ágil as reclamações de serviços de água e esgoto e energia elétrica que já estavam registradas no órgão. No total foram realizadas 700 audiências (256 com a CAB e 425 com a Energisa), antecipando processos que seriam realizados a partir de dezembro.

Outra conquista foi a instalação de três novas unidades do Procon: o posto estadual na Assembleia Legislativa e as unidades municipais de Brasnorte e Campos de Júlio. Outras estão previstas em Aripuanã, Barra do Bugres, Porto Esperidião e Lambari d’Oeste.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...

Curto-circuito causa incêndio em residência em Sinop

O Corpo de Bombeiros combateu um incêndio, neste fim...
PUBLICIDADE