PUBLICIDADE

Procon apreende produtos vencidos em supermercado na capital

PUBLICIDADE

O Procon Cuiabá apreendeu 68 produtos vencidos em uma filial de uma rede supermercados, localizada no bairro CPA. A ação ocorreu, ontem, após uma denúncia realizada através do aplicativo do órgão municipal. Durante a autuação, foram encontrados alimentos e tonalizantes capilares em condições impróprias para o consumo.

Dentre os produtos encontrados, estavam 15 pacotes de salgadinhos, frequentemente consumidos por jovens, 19 garrafas de óleo de cozinha, além de tonalizantes capilares, pães, caldo de legumes e até mesmo iogurtes. Para o Procon municipal, a falta de controle interno representa um perigo eminente para o cliente, principalmente em se tratando de produtos químicos que modificam a estrutura capilar.

“Alimentos vencidos podem acarretar em infecções, intoxicações alimentares ou outros tipos de mal-estar. E quanto a esta desatenção do estabelecimento atinge produtos de beleza, que apresentam altas concentrações de químicos mais severos, o problema se torna ainda mais delicado. Tinturas utilizadas fora do prazo de validade podem provocar fortes urticárias, feridas profundas no couro cabeludo e até mesmo acarretar em perda ou quebra do cabelo. O constrangimento e consequências gerados no cliente são severos e o comerciante não podem se abster da sua responsabilidade quanto à comercialização de seus produtos”, disse, por meio da assessoria, o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Carlos Rafael Carvalho.

Após a constatação da irregularidade, foi lavrado o Auto de Infração pelo Procon e o Supermercado Big Mix foi notificado e pode ser multado. A empresa possui o prazo de 10 dias para apresentar sua defesa e então será definido se haverá ou não a multa e qual o seu valor, que varia conforme a gravidade da situação e se há ou não reincidência.

“Frequentemente o Procon Cuiabá se depara com situações desta natureza, onde o descaso dos comerciantes coloca em risco a saúde do consumidor. É fundamental que os estabelecimentos mantenham um controle de qualidade regular, avaliando o estado e condições dos produtos postos nas gôndolas. Segundo o denunciante, além de ofertar mercadorias vencidas há quase um ano, alguns alimentos também estavam mal acondicionados, o que permitiu o surgimento de fungos, ainda que estes estivessem dentro do prazo de validade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE