segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Problemas no trem de pouso podem ter contribuído para aeronave fazer aterrissagem forçada em Sinop

PUBLICIDADE

O pouso forçado do avião Neiva modelo EMB-721C, com prefixo PT-EKM, mês passado, foi considerado um incidente grave e pode ter sido causado por uma falha ou mal funcionamento de sistema de algum componente com o trem de pouso. As informações constam no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) que apontou preliminarmente essas circunstâncias através do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).

Ainda de acordo como registro oficial do Sipaer, a aeronave decolou do Aeroporto Regional Orlando Villas Boas,  em Matupá, para o aeródromo do Canarinho, em Sinop. Durante o procedimento para pouso o piloto percebeu que a bequilha não estava travada. Após realização dos procedimentos de emergência, sem sucesso, o profissional prosseguiu para aterrissar realizando procedimento para pouso com a bequilha destravada, efetuou o corte do motor durante a aproximação e tocou com o trem principal e posteriormente o ‘nariz’ da aeronave e veio ao solo. Houve danos a duas pás de hélice e parte inferior da aeronave. O tripulante e passageiros saíram ilesos.

Consta ainda no documento que as investigações foram interrompidas e não será confeccionado um relatório final pelo Cenipa para a ocorrência, em consonância com a NSCA 3-13, que estabelece que sejam investigados os incidentes aeronáuticos graves que envolvam aeronaves com peso máximo de decolagem acima de 2.250 kg. O avião envolvido no acidente tem peso máximo de até 1.633 kg.

Só Notícias apurou, anteriormente, que a aeronave já havia se envolvido em um acidente e precisou pousar em uma lavoura de algodão, ao lado da pista do aeroporto João Batista Figueiredo, também no município sinopense, em junho de 2012. Na época, o piloto informou que houve pane no monomotor e acabou pousando na fazenda a cerca de 2 quilômetros da cabeceira da pista. Além dele, estavam na aeronave o proprietário, a esposa e 3 filhos. Eles iriam para uma fazenda na região de Juína e não ficaram feridos.

O avião passou por uma manutenção, troca de pintura e foi vendida em 2013. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o modelo tem permissão apenas para serviços aéreos privados. Ele foi fabricado em 1977 e está com aeronavegabilidade normal. No sistema também consta que foi comunicada à venda, mas não houve a transferência de proprietário.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE