quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Primeiras sentenças da Operação Curupira saem em novembro

PUBLICIDADE

Saem no início de novembro as primeiras sentenças dos processos resultantes da Operação Curupira, que desarticulou uma rede de corrupção, fraudes e crimes ambientais em Mato Grosso. O processo de formação de quadrilha no qual figuram como réus os despachantes e empresários Edmilson Mendes, Eronilson Biava e Marcos Pontes Xavier já está em fase de alegações finais.

De acordo com o jornal A Gazeta, o Ministério Público Federal e a defesa dos acusados terão três dias regulamentares para apresentar os últimos argumentos ao juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal. Esta é a última fase antes da decisão do magistrado, que poderá ser divulgada nos primeiros dias de novembro. A entrega das alegações do MPF pode atrasar alguns dias em razão da alta demanda de serviços. O órgão ainda trabalha para apresentar pareceres a respeito dos pedidos formulados por réus quanto à restrição de bens materiais. Um exemplo são os pedidos de devolução de veículos tomados pela Polícia Federal.

O trio está preso desde o dia 2 de junho, quando foi deflagrada a operação da Polícia Federal.

Eles respondem a outros processos na Justiça Federal por falsificação de documentos, estelionato e corrupção ativa e passiva. Outros nove acusados permanecem presos e respondem pelos mesmos crimes. Ao todo, foram denunciadas cerca de 200 pessoas, entre madeireiros, despachantes e servidores do Ibama.

Mendes, Xavier e Biava são descritos pelo MPF como principais operadores do esquema de obtenção e negociação ilegal de Autorizações para o Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), além de criar e fechar empresas fantasmas. Mantinham, segundo o MPF, relacionamento estreito com o esquema de corrupção montado no Ibama para satisfazer os interesses dos madeireiros, considerados como integrantes do núcleo superior da organização.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...

Sinop é 2º no Estado com mais ações judiciais por acidentes de trabalho

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso analisa cerca...

Programações esportivas serão ampliadas com mais equipamentos em Matupá

A secretaria municipal de Esporte e Lazer em Matupá...
PUBLICIDADE