As primeiras cadeiras de rodas, entre outros materiais que estão sendo fabricadas pelos detentos de Sorriso através do projeto Liberdade sobre Rodas, serão entregues à entidades e postos de saúde hoje. A solenidade será realizada às 18h30, no shopping.
O projeto é desenvolvido pelo professor Júlio Carneiro em parceria com o Executivo Municipal e a corregedoria da unidade prisional local. A iniciativa consiste em pegar bicicletas apreendidas pela polícia (que não foram procuradas e nem interessam mais a processos judiciais) e transformá-las em cadeiras de rodas, andadores e macas.
O trabalho já foi desenvolvido por Carneiro em Santa Catarina, quando então ganhou notoriedade e passou a ser realizado por vários Estados. Para ensinar aos detentos como manusear a confecção das cadeiras de rodas, o professor Júlio fará um curso de 15 dias para sete reeducandos, os quais serão multiplicadores dos ensinamentos para outros que tiverem interesse e se enquadrarem no perfil do trabalho a ser realizado.
As cadeiras serão entregues para entidades de assistência social sem fins lucrativos, como asilos, hospitais e Apae. A juíza corregedora Débora Roberta Pain Caldas, o promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro, o diretor da cadeia Adomires Soares Sampaio e o Conselho da Comunidade, viabilizaram a parte legal do projeto.
Além de possibilitar ao preso a redução de pena e de contribuir com instituições que atendem pessoas carentes, o projeto também livra o meio ambiente de sucatas que aceleram sua degradação, reciclando bicicletas que ficavam entulhadas no pátio da delegacia, transformando-as em importantes utensílios para pessoas com necessidades especiais.