A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sorriso possui hoje um efetivo de 24 policiais. Com a delegacia em Sorriso e um posto próximo ao município de Itaúba, os policias atendem quase 500 quilômetros da BR-163, em mais de 10 municípios no Nortão.
Segundo o inspetor Ismael Vieira, o número de policiais ainda é reduzido e seriam necessários 60 policiais para atuar na região. Ele explica que durante o ano o quadro fica reduzido, já que alguns agentes tiram férias, ficam doentes ou pedem afastamento, e nem todos podem ficar diretamente nas ruas.
Outra dificuldade enfrentada é distância que os policias tem que se deslocar até os locais de acidentes, ou para orientar os condutores. Vieira ressalta que já fez a solicitação da implantação de mais três postos. Um em Nova Mutum, outro em Sinop e o terceiro em Guarantã do Norte (230 km de Sinop), que atenderia até a divisa com o Estado do Pará.
“A necessidade foi apontada, agora vamos aguardar a avaliação da Superintendência”, salienta o inspetor. Ele acrescenta que são analisados os motivos para a implantação, custos e o prazo. O pedido foi encaminhado para Brasília e ainda não houve um posicionamento à delegacia.