O tráfego no quilômetro 738 da BR-163, nas proximidades da ponte do rio Teles Pires, entre Sorriso e Lucas do Rio Verde, segue normalmente esta manhã. Assentados da região haviam prometido bloquear o trecho novamente, hoje, a partir das 7h30. No entanto, a Polícia Rodoviária Federal informou, ao Só Notícias, que o tráfego segue tranquilamente. O coordenador de projetos agrários do polo sindical Vale do Arinos, Toninho Gomes, destacou, ontem, que a mobilização seria retomada porque não houve avanço em relação às reivindicações discutidas com o governo.
Ontem, os manifestantes começaram a interdição às 7h30, liberaram o tráfego entre às 11h30 e retomaram às 13h15, desbloqueando apenas às 17h. A mobilização vem causando transtornos para centenas de pessoas que dependem da rodovia para seguir de Sinop a Itaúba, Colíder, Alta Floresta, Guarantã e demais cidades, bem como os que pretendem se dirigir a Cuiabá. Empresas já começam contabilizar atrasos nos transportes de combustível, madeira, produtos alimentícios e outros. As viagens de ônibus também são prejudicadas.
Conforme Só Notícias já informou, no Nortão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Ubiratã, Renato Magioni, explicou que entre as reivindicações está a regularização de 180 lotes do assentamento Entre Rios, do município. Outro questionamento é com relação a multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Além da BR-163, no Nortão, a BR-364, no km 328, na Serra de São Vicente, entre Cuiabá e Rondonópolis e BR-070, no km 732, nas proximidades da ponte sobre o rio Paraguai, em Cáceres, também foram bloqueadas ontem.