PUBLICIDADE

Previsão indica que Mato Grosso deve ter chuva e calor elevados nos próximos meses, segundo Inmet

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

Boletim agroclimatológico publicado, hoje, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que neste mês e em janeiro e fevereiro do ano que vem, os volumes de chuva ficarão próximos ou acima da média em grande parte do Mato Grosso, exceto na região sudoeste, afetando cidades como Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade.

As temperaturas tendem a permanecer acima da média no Estado, podendo ficar até 1,0 °C acima da média histórica, com valores que podem ultrapassar os 28 °C, principalmente em áreas do sul de Mato Grosso.

O documento também informou que, no mês passado, os volumes de chuvas ficaram superiores a 120 milímetros, contribuindo para a elevação dos níveis de umidade do solo em grande parte do Estado, com destaque para Cotriguaçu, no noroeste de Mato Grosso, que registrou total mensal de 244 mm.

Conforme o boletim, de modo geral, esse cenário favoreceu a recuperação da umidade do solo, onde os estoques de água no solo foram superiores a 50%. Essa recomposição hídrica contribuiu “para o avanço do plantio da soja e do milho primeira safra, que se encontram predominantemente em fase de emergência e início do desenvolvimento vegetativo”.

A melhoria da umidade também favoreceu o estabelecimento inicial do feijão primeira safra, além de favorecer a rebrota das pastagens e a melhoria das condições de suporte alimentar do rebanho, especialmente nas áreas de pecuária extensiva de Mato Grosso.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre ao bater em carreta estacionada em MT

A Polícia Civil confirmou que Salatiel Rodrigues de Souza, de...

Sinop: ciclista é atropelado por carro e tem fratura exposta

O atropelamento de um ciclista por um automóvel foi,...
PUBLICIDADE