PUBLICIDADE

Preso administrador de fazenda no Nortão onde houve grande queimada

PUBLICIDADE

Uma equipe de fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em operação conjunta com a Defesa Civil prendeu, hoje, em flagrante, o administrador de uma fazenda, em Marcelândia, no Nortão. Ele prestou depoimento e foi liberado, pelo fato do fogo que atingiu mais duas fazendas na região teria começado na área que ele é responsável. O administrador contou às autoridades que foi posto fogo na área para a limpeza de um pasto e, devido ao tempo seco,  fugiu do controle. Segundo o assistente técnico da Coordenadoria de Fiscalização de Florestas e Unidades de Conservação da Sema, José Carlos Guimarães, que acompanha a operação na região, o incêndio florestal pode ter atingido, na fazenda onde começou, uma área de aproximadamente 2 mil hectares. A fazenda possui área total de 11 mil hectares. “No total, a área queimada, das três fazendas, pode atingir cerca de 5 mil hectares”. As equipes de fiscalização continuam em campo na região.

Do início do ano até agora, já foram lavrados 135 autos de infração em relação a queimadas totalizando R$ 70, 8 milhões em multas. Neste mês de julho, o numero de autos deve crescer ainda mais. “Como são queimadas recentes, estamos aguardando as imagens de satélite mais recentes para que possamos calcular o tamanho das áreas queimadas a serem autuadas, serão mais 54 Autos de Infração”, explicou o coordenador de Fiscalização de Florestas e Unidades de Conservação, Eduardo Rodrigues.

Hoje, os satélites do Inpe registraram 5.640 focos de calor em todo o Brasil. Em Mato Grosso, foram 955 focos, no Maranhão 807 focos, Tocantins 717 focos, no Piauí 669 focos e no Pará 634 focos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE