O trabalho realizado diariamente nas unidades penitenciárias de Mato Grosso pelos servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) tem trazido resultados positivos não só para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários, mas também para o processo de reinserção social dos recuperandos.
Um exemplo é a construção e reforma de espaços, executadas no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. Na unidade, com a parceria do Conselho da Comunidade, foram realizadas a construção de uma cozinha e reforma do refeitório. O próximo espaço a ser reformado será o alojamento dos servidores. “A intenção da execução destes projetos é a valorização do servidor, trazendo melhorias aos serviços prestados”, ressalta a gerente de Apoio Administrativo e Penal da unidade, Solange Rossi.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária (Saap), Fernando Lopes, que é agente penitenciário, destaca que o empenho dos servidores do Sistema Penitenciário (Sispen) tem possibilitado que os prédios onde funcionam penitenciárias, cadeias e Centros de Detenção Provisórios (CDP's) ganhem melhorias.
“Temos que agradecer estes servidores, que além de cuidar da segurança dos cidadãos mato-grossenses, mantendo a ordem dentro destas unidades, ainda trabalham para melhorar os seus locais de trabalho, transformando estes ambientes em lugares mais adequados para que eles possam exercer suas funções”.