A elevação da comarca de Guarantã do Norte voltou a solicitada, ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O presidente desembargador Rui Ramos, que assumiu recentemente, recebeu diretores Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), lideranças políticas e foi exposto que há 5 anos é esperada a ampliação de estrutura da comarca para a segunda entrância. De acordo com a OAB, a necessidade foi constatada durante a correição realizada pela Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso, ano passado.
Rui Ramos, de acordo com a assessoria, se comprometeu a visitar a comarca de Guarantã do Norte até abril, onde se reunirá com a advocacia local e, ainda, dará seguimento ao processo de designação de um juiz colaborador, além da criação de uma segunda vara. O desembargador explicou que o processo de elevação de comarca leva certo tempo, portanto as medidas devem contribuir para a melhoria breve da prestação jurisdicional e acelerar a transformação de Guarantã do Norte em comarca de segunda entrância.
Estima-se que cerca de 15 mil processos tramitem na comarca e a média de entrada é de aproximadamente 400 processos por mês.