A 1ª Conferência Estadual da Mulher Advogada e o 1º Encontro Estadual da Jovem Advocacia iniciam, hoje, às 19h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Estarão presentes o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia (foto); presidente da OAB de Mato Grosso, Leonardo Campos; presidente da subsecção de Sinop, Felipe Guerra; e os presidentes da Comissão do Jovem Advogado e Direito da Mulher, Mário Neto e Gisela Cardoso, respectivamente. O evento termina nesta sexta-feira.
Lamachia disse, ao Só Notícias, que a conferência demonstra a aproximação da instituição com as cidades mais distantes da capital. “É honroso participar de um conferência em Sinop. Uma conferência deste nível é uma demonstração clara que o sistema da OAB se aproxima cada vez mais dos advogados do interior. Este é o lema da nossa administração e o compromisso que a instituição têm com os advogados e a sociedade”.
Ele também destacou que a OAB apresentou, esta semana, e o Senado Federal aprovou, projeto prevendo defesa maior das prerrogativas dos direitos das mulheres advogadas. “Esta nova legislação oportunizará que a mulher gestante possa ter mais condições da suspensão dos prazos a partir do momento que ganhar o filho. Ou seja, ela poderá ter mais tempo para cuidar da criança”.
Segundo o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, neste encontro serão extraídas diretrizes, planos e metas para implementação de ações no sistema da entidade. “Estaremos visando a valorização, fortalecimento e defesa intransigente das prerrogativas das mulheres advogadas e dos jovens advogados. Traçaremos as diretrizes e as metas daquilo que almejamos para nossa profissão. Com estes debates amplos iremos extrair os desejos para implementação e fortalecimento da profissão”.
Campos explicou ainda que o objetivo é a interiorização e a aproximação dos advogados ao sistema da instituição. “Visamos valorizar cada vez mais o advogado da ponta do sistema. Os advogados que estão nos locais mais longínquos automaticamente sofrem mais devido a distância, violações das prerrogativas, as afrontadas dos promotores. Para a OAB não existe cidade mais ou menos importante. Onde estiver um advogado deverá estar a presença da Ordem”.
(Atualizada às 18:31h)