PUBLICIDADE

Presidente da comissão investigações vai em busca de relatório da caixa preta de boeing

PUBLICIDADE

O Comando da Aeronáutica divulgou nota hoje sobre o andamento das investigações da queda do boeing da Gol, no Norte mato-grossense, no último dia 29, que causou a morte de 154 pessoas. As buscas continuam para localizar as últimas quatro vítimas. Na nota, a Aeronáutica informa especialistas estão avalindo todos os fatos envolvendo a colisão do jato Legacy, que fez pouso forçado, e o boeing que acabou caindo na floresta. O presidente da comissão de inestigações do acidente está no Canadá aguardando o resultado da perícia na caixa preta do boeing.
Eis a íntegra da nota:
“O Comando da Aeronáutica informa que os trabalhos de investigação do acidente envolvendo as aeronaves PT-GTD e N600XL estão sob a condução de especialistas de diversas áreas técnicas pertinentes aos cenários encontrados.

O processo de apuração segue as orientações e recomendações previstas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em concordância com as normas brasileiras de investigação de acidentes aeronáuticos, e tem como objetivo identificar os fatores contribuintes para o acidente de forma a serem elaboradas recomendações e normas cujo propósito é o de evitar novos casos e melhorar os índices de segurança de vôo em benefício de todos.

Conforme a legislação já mencionada, foram notificados todos os países com direito a enviar representantes legais para participar e auxiliar nas investigações conduzidas e coordenadas pelo Brasil, país da ocorrência. Dentre esses, estão os EUA, operador do Legacy e fabricante da aeronave Boeing, que enviou membros do National Transportation Safety Board (NTSB) e da Federal Aviation Administration (FAA).

Trata-se de um processo técnico, realizado há anos no Brasil pela Aeronáutica, e que reúne os maiores especialistas nessa área no país, conduzido segundo legislação específica e dentro de critérios de confiabilidade e isenção, a exemplo do que acontece em outros países. Nesse campo, a troca de informações com entidades internacionais especializadas é de fundamental importância para a melhoria dos níveis de segurança da aviação mundial.

Neste momento, o presidente da Comissão de Investigação encontra-se no Canadá, nas instalações do Transportation Safety Board of Canada, organização de reconhecimento internacional, em cujos laboratórios estão sendo feitas as leituras dos registradores de vôo das aeronaves. Em uma próxima fase, esses registros estarão sendo decodificados e analisados pela comissão.

Há uma determinação clara do Exmo. Sr. Ministro da Defesa, Waldir Pires, para que as informações da investigação sejam levadas ao conhecimento dos familiares e da sociedade tão logo existam elementos concretos, respeitadas as etapas de apuração e os prazos necessários para a conclusão dos trabalhos, de forma idônea e correta.

A Lei nº. 7.565, de 19/12/1986, Código Brasileiro de Aeronáutica, estabelece ser o Comandante da Aeronáutica a autoridade competente para o trato de assuntos dessa natureza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE