PUBLICIDADE

Presidente da Codenorte entrega ao governador pedido para construção de ponte em Sinop

PUBLICIDADE

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte), Guilherme Bustamante, entregou, ontem, ao governador Pedro Taques (PSDB), durante inauguração de um trecho de 98 quilômetros da MT-220, que liga Sinop a Juara, um projeto para construção de uma ponte, localizada nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A proposta é a de que esta travessia possa interligar a estrada Cruzeiro do Sul (MT-329) a BR-163, próximo ao município de Itaúba.

A estrada Cruzeiro do Sul é a principal via de acesso ao assentamento rural Gleba Mercedes 5 e utilizada para o escoamento do rebanho bovino, produtos agrícolas e de madeira até as cidades como Sinop, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Tabaporã e Juara. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesta região, trafegam mais de 20 mil caminhões por ano.

“Nossa região teve muitas alterações na questão viária com o advento dessas usinas que estão sendo construídas. Principalmente em Colíder e Sinop. Há um aumento exagerado na distância de travessias dos rios que atualmente é feita pelas balsas. O que estamos solicitando é que seja feita uma ponte no rio Teles Pires, nas proximidades da barragem da usina de Sinop para que possa atender os produtores que serão afetados e outras regiões como a estrada do Cruzeiro do Sul, que também será beneficiada encurtando a distância para exportação de soja com destino a Santarém (PA) em cerca de 80 quilômetros”.

Bustamante explicou ainda que a construção desta travessia possibilitará economia no transporte da safra. “Vamos estar mais pertos da BR-163 e não vamos ter mais os custos da travessia dos caminhões com a balsa, que onera muito a produção. Vamos ficar muito mais próximos da saída para Santarém. Hoje, a balsa não permite a travessia noturna. Se alguém ficar doente a dificuldade é muito grande. O cidadão tem que dar uma volta imensa pela MT-220 até chegar em Sinop, por exemplo. Com a ponte teremos travessia sempre que necessitarmos sem custos”.

A região é uma grande produtora e com essa ponte haverá uma ligação rápida para o escoamento de praticamente toda a safra. “Com a travessia será possível acessar o desenvolvimento e progresso. A usina está prejudicando em diversas formas, mas entendemos que é um processo do desenvolvimento e precisamos dele. No entanto, a ponte seria uma forma de compensar esses prejuízos que estamos tendo com a barragem. Desta forma seriamos compensados".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça Eleitoral cria novo local para indígenas votarem no Nortão

O povo indígena terena ganhará um novo local de...

Bombeiros controlam incêndio em escola municipal em cidade de Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros combateu hoje um princípio de...

Trilheiro morre em hospital de Sinop um mês após sofrer acidente no Nortão

João Murilo Carrara Zaneti, de 28 anos, morreu hoje...
PUBLICIDADE