sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Prêmio ‘Sesi qualidade no trabalho’ em Mato Grosso será lançado na próxima semana

PUBLICIDADE

Na próxima semana, no dia 26, o Serviço Social da Indústria (Sesi) fará o lançamento da edição 2006 do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT). O evento, que será realizado às 10h, em Brasília, será transmitido por meio de videoconferência para todas as Federações de Indústrias dos Estados brasileiros. As inscrições para o Prêmio poderão ser feitas de 2 de maio a 30 de junho.

Criado em 1996 pelo Sesi, o PSQT premia quatro empresas na etapa nacional e 20 empresas nas etapas regionais. As empresas são premiadas por ações de valorização dos empregados, preservação do ambiente e promoção da integração comunitária. O PSQT é dividido em quatro categorias: Micro, Pequena, Média e Grande empresa. O processo de avaliação do prêmio levará em conta cinco áreas temáticas: Gestão; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Educação e Desenvolvimento; Lazer e Cultura, e Ações Sociais.

Em 2005, foram 1.591 empresas inscritas para o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho em todo o Brasil. No ano passado, Mato Grosso recebeu 22 inscrições de empresas de Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. “Em 2004 tivemos 12 inscrições. O aumento dessa procura deve-se a sensibilização que os empresários mato-grossenses estão tendo com relação à responsabilidade social”, destaca a coordenadora regional de Responsabilidade Social do Sesi-MT, Patrícia Reis Rodrigues.

Um dos grandes benefícios gerados pelo Prêmio é a realização gratuita do diagnóstico interno nas áreas avaliadas das empresas inscritas. “Esse diagnóstico indica os caminhos para a empresa alcançar ou manter uma boa governança corporativa. Hoje, esse trabalho, que é realizado por um consultor de RH, custa em média R$ 10 mil”, informa Patrícia.

NOVIDADE – Uma novidade desta edição é que os vencedores nacionais receberão o selo do Prêmio para aplicar em materiais publicitários e em produtos. Além disso, a avaliação das empresas, que antes era feita exclusivamente com base em dados qualitativos e visitas técnicas, também passará a considerar indicadores como número de acidentes de trabalho, de cursos oferecidos aos empregados, de funcionários beneficiados pelos programas da empresa, entre outros dados.

Na cerimônia de lançamento do PSQT 2006, será assinado um protocolo de parceria entre o Sesi e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). O acordo prevê que a FNQ, reconhecida por estimular a gestão da qualidade nas indústrias, coopere na realização de visitas técnicas às empresas inscritas no Prêmio.

Participarão do evento em Brasília o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, José Calixto Ramos, e o superintendente-geral da FNQ, Antonio Tadeu Pagliuso. Em Mato Grosso, estarão presentes o presidente da Fiemt, Nereu Pasini, o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva, a coordenadora de Responsabilidade Social do Sesi-MT, Patrícia , além de diretores da Fiemt e técnicos do Sesi-MT. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-1510.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE