PUBLICIDADE

Prefeituras de MT cobram recursos atrasados para assistência social

PUBLICIDADE

Representantes das 141 prefeituras participaram, hoje, de uma reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para tratar, entre outros assuntos, da prorrogação do prazo feita pelo governo do Estado para o repasse de recursos na área de assistência social. O dinheiro deveria ser destinado a construção de unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O valor devido pelo Estado não foi confirmado.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, a verba para o município deveria ser repassada desde o início deste ano. “A demora no repasse tem acarretado sérias dificuldades, entre elas a limitação para a contratação de pessoal e incerteza quanto à possibilidade de construção de sedes próprias de CRAS, CREAS, Centros de Convivência e para o programa Siminina”.

Situação similar foi apontada pela presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e primeira-dama de Juscimeira, Keli Paniago. “Estavam previstas para todo o estado a construção de 42 CRAS, o que ainda não aconteceu. As unidades continuam funcionando em prédios alugados e os funcionários reclamam por ficarem meses sem receber”.

A reunião com a Comissão Intergestores Bipartite é realizada a cada dois meses e as pactuações firmadas são norteadas pela Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social. As verbas contribuem para o desenvolvimento de ações no setor social e devem ser distribuídas conforme o número de habitantes de cada cidade.

Segundo o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, a previsão é de que o repasse para todos os municípios seja feito ainda em 2014 – e os recursos para a construção dos CRAS e CREAS, em 2015.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem incêndio em armazém em Lucas do Rio Verde

O incêndio num armazém onde funcionava uma esteira foi,...

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Sinop prepara seletivo para contratar até 350 professores

O projeto de lei que prevê contratação de até...
PUBLICIDADE