A prefeitura de Alta Floresta licitará, dia 7, a aquisição de 100 caixas de abelha mistas (integradas por um ninho com dez quadros e duas melgueiras) padronizadas no formato langstroth ou americano, com foco no aprimoramento e expansão de atividades voltados à apicultura entre pequenos produtores. A previsão de investimentos não foi especificada no certame.
Tais atividades, segundo dados do edital, são essenciais à “agricultura familiar, contribuindo não apenas para a geração de renda, mas também para a polinização de culturas, o que resulta em aumento da produtividade agrícola. No entanto, muitos pequenos produtores enfrentam dificuldades para acessar equipamentos adequados”, “para o manejo eficiente das abelhas e a produção de mel de qualidade”.
Com isso, a gestão destacou que os materiais são parte de uma ação estratégica que visa promover o fomento a indicadores como a inclusão social, atividade agrícola, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento econômico no âmbito municipal. Também estão previstos a execução de programas complementares de capacitação ou assistência técnica sobre cuidados com os insetos e boas práticas de produção.
Dentre os resultados esperados, a curto e longo prazo, estão o desenvolvimento da cadeia produtiva, aumento de emprego e faturamento nas pequenas propriedades rurais, crescimento da produção de mel e materiais derivados (própolis, geleia real, pólen, cera, apitoxin e outros) e maior disponibilidade da mercadoria de forma local ou regional.
Segundo a secretária estadual de Agricultura Familiar, Mato Grosso ocupa atualmente o 14º lugar na produção de mel no país, com uma produção anual de 466 toneladas (aproximadamente 30 quilos por colmeia). No entanto, o Estado explora apenas 0,3% do potencial apícola que possui, devido à falta de políticas públicas que visem o fortalecimento da produção melífera entre os apicultores mato-grossenses.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.