domingo, 16/junho/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura orienta empreendedores do turismo de Sinop a se cadastrarem no Cadastur

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Maurício Vitorino/arquivo)

Os prestadores de serviços turísticos de Sinop, pessoas físicas e jurídicas, devem realizar o cadastro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo, que tem como objetivo promover a formalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil e oferecer segurança para os consumidores destes serviços. O cadastro que é obrigatório para meios de hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo, pode ser feito pelo site do Cadastur.

Conforme a prefeitura, o Cadastur proporciona maior transparência sobre as atividades dos prestadores de serviço, permitindo que os turistas façam escolhas informadas, facilitando ainda a identificação de prestadores de serviço legítimos, garantindo a segurança. E é uma importante fonte de consulta para turistas, que podem verificar a regularidade do serviço através do portal. Muitos empreendedores desconhecem que podem e, em alguns casos, devem se cadastrar e aproveitar as vantagens que o portal tem a oferecer.

O município também informou que o Ministério do turismo realiza a fiscalização nos serviços ofertados onde há obrigatoriedade de cadastro, os proprietários devem ficar atentos e manter atualizado o cadastro junto ao órgão.

A turismóloga da prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, explica que existem vantagens para os empreendedores cadastrados, como acesso a linhas de créditos específicas para o setor. “Além dos financiamentos exclusivos do setor turístico, como o FUNGETUR, o cadastro oferece inserção em ações do ministério, além da participação em programas de qualificação, bem como a visibilidade nacional e internacional, dentro do Portal do Ministério do Turismo”. Além de benefícios e vantagens aos cadastrados, o programa permite aos prestadores atuarem legalmente, por meio da emissão do Certificado Cadastur.

Para os órgãos públicos, municípios, estados e governo Federal, o cadastro é um banco de informações de profissionais e prestadores de serviços turísticos, auxiliando no planejamento e atuação do governo, além de contribuir para que os municípios avancem na categoria do Mapa Brasileiro de Turismo (Programa do MTUR).

Tanto o cadastro, como a renovação, são totalmente gratuitos e podem ser feitos através do site. A secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Turismo e do Centro de Atendimento Empresarial, também está à disposição para auxiliar nesse cadastramento.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE