A prefeitura implantou este ano, um projeto piloto, destinado para as mães de crianças Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE’s). Foi criado pela Secretaria Municipal de Educação e tem a parceria da Coordenadoria de Cultura e Eventos.
De acordo com a coordenadora do departamento de Educação Especial, Jacinta Francio, o objetivo do projeto é oferecer às mães a chance de se qualificar profissionalmente. “Esse é uma maneira de dar uma oportunidade às mães, para que possam complementar sua renda” explicou.
Inicialmente, está sendo oferecido gratuitamente, o curso de pintura em tela, coordenado pela professora Elizângela Pagliari. “A pintura serve mais como terapia para essas pessoas. Através da arte elas têm a chance de passar para a tela suas emoções”, disse.
Solange Ferreira já participou de outros cursos da Secretaria de Assistência Social. O primeiro foi o de manicure e agora ela destina algumas horas do seu tempo para a arte. “Fico feliz em poder ter tido essa oportunidade por duas vezes. A primeira de me profissionalizar e agora de melhorar a relação com o meu filho. Já que a pintura é uma paixão minha e dele”, contou.
A turma é formada por 12 alunas, que duas vezes por semana se encontram e tem a oportunidade de se distrair, qualificar, mostrar seus talentos e acima de tudo, trocar experiências.
A previsão é que essa primeira etapa do projeto seja concluída no final do semestre e, se os resultados forem positivos, o mesmo será retomado a partir de agosto com novos cursos.