O pregão presencial aberto pela prefeitura de Nova Mutum visa registrar preços para aquisição dos equipamentos que serão utilizados no municipal de cães e gatos. A previsão, caso todos os itens sejam comprados, é de investimentos de cerca de R$ 110 mil.
Entre os materiais e equipamentos listados no procedimento licitatório estão mesas de tosa, canis, secadores para cães e gatos, máquinas de tosa, geladeiras, gatis, entre outros. Segundo a prefeitura justificou na licitação, “a aquisição se faz necessária para que o Abrigo Municipal possa conter os animais com doenças infectocontagiosas, possibilitando um tratamento clínico adequado, com qualidade e agilidade”.
O objetivo ainda é oferecer “melhoria no acolhimento das espécies de caninos e felinos abandonados nas ruas da cidade e sem cuidados básicos de sobrevivência, consequentemente diminuindo o risco de transmissão de doenças entre animais e entre animais e o homem, tendo grande impacto no controle de zoonoses e no bem-estar da sociedade e dos animais que nela vivem”.
A abertura de propostas das empresas fornecedoras será no dia 29 deste mês. O prazo para entrega, após o pedido feito pela prefeitura, será de, no máximo, 15 dias.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura de Nova Mutum também vai contratar uma empresa para fazer adequações em um espaço que será destinado à implantação do abrigo de animais no município. O investimento previsto é de R$ 233 mil, conforme proposta apresentada pela empresa que venceu a licitação.
O secretário de Meio Ambiente, Renato Kremer, explicou, anteriormente, que o local que é utilizado atualmente não é adequado. “Estamos indo para uma área onde não há residências por perto e é própria e adequada para isso”.
Com a implantação do novo espaço, a prefeitura também deixará de pagar aluguel e utilizará um terreno próprio. “Este local é do município, no antigo parque de exposições, onde era feito leilão de gado. É um espaço amplo, que permitirá abrigar em média de 120 cães e 60 gatos”.
O valor apresentado pela empresa ficou abaixo do previsto no orçamento da prefeitura, uma vez que o orçamento inicial apontava que as adequações poderiam custar até R$ 249 mil. Conforme consta no edital de licitação, o prazo para conclusão das obras é de dois meses.