PUBLICIDADE

Prefeitura inaugura unidade e inicia cadastros para castração de cães e gatos em Lucas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde finalizou as instalações da Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC) – Container de Castração e, com isso, deu início nos cadastros para solicitação de castração dos animais. A solicitação do procedimento deve ser feita exclusivamente no site da prefeitura.

As instalações foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira, com a presença de autoridades do município, como o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o vereador Wlad Mesquita, representando a Câmara Municipal, Thaiana Rezende Bertoldo, representando a Alpatas, além da imprensa, servidores municipais e representantes de entidades.

De acordo com a pasta, a grande população de animais de rua é um problema de saúde pública e, mesmo que o abandono seja crime, a prática, assim como maus-tratos, ainda é muito comum. Para evitar o agravamento destes problemas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início ao Programa de Castração, com a intenção de controle de natalidade de cães e gatos .

O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas). “Essa já é uma reivindicação de longa data e, através das campanhas de vacinação, conseguimos acompanhar o crescimento da população de animais no município. Só temos a agradecer a Alpatas, que irá ajudar e muito o poder público com essa grande necessidade”, celebrou Marcio Pandolfi.

“Foi um processo bem longo, estamos trabalhando desde o início do ano, tivemos idas e vindas de documentos, atraso nas licitações por parte das empresas, que ficaram sem alguns equipamentos por conta da pandemia, mas deu tudo certo no final”, explicou Suzana Romancini.

O projeto de castração de cães e gatos atenderá, inicialmente, proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde. Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Alpatas.

Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura Municipal. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone. O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE