quinta-feira, 13/junho/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura inaugura nesta 3ª primeira biblioteca container em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Sinop vai inaugurar, nesta terça-feira, a primeira biblioteca container do município, na região do bairro Sabrina. A biblioteca é uma organização da Ação Cultural, com apoio da iniciativa privada e administração municipal de Sinop, e realização da secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

A estrutura é composta por três contêineres com revestimento térmico e acústico, totalmente climatizados e adaptados para abrigar a estrutura de uma biblioteca, com estantes, incluindo as infantis, computadores, cadeiras, mesas de leitura e outros móveis e equipamentos como telão, projetor e equipamentos de sonorização. O acervo, composto por quinhentos títulos paradidáticos proporcionará uma leitura no local e também empréstimo.

Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural faz questão de salientar que a Biblioteca Container terá seu consumo de energia produzida por meio de painéis solares, gerando assim uma economia para a prefeitura, além de integrar o projeto com a sustentabilidade. O custo global da estrutura, com contêineres, mobiliário, equipamentos e acervo, além de equipe técnica e prestadores de serviços é de R$ 600 mil.

O prefeito Roberto Dorner definiu o projeto como uma parceria de sucesso. “A região dos Villas é um local do município carente de infraestrutura e, nós, como gestor, temos o dever de levar isso [infraestrutura] para os moradores de lá. E, isso [biblioteca container], é, apenas o primeiro passo que que queremos levar para lá”, ressalta ao apontar que, ainda, há muito o que fazer pela localidade e por seus moradores.

A prefeitura destinou o terreno e toda a infraestrutura para a instalação dos contêineres. E, de acordo com o prefeito, a administração municipal será responsável por fazer toda a manutenção da estrutura, bem como a disponibilização da equipe de servidores que promoverá atividades culturais para toda a família, inclusive, nos finais de semana.

Além de ser um ponto de referência para os amantes da leitura, quem curte a sétima arte vai poder usufruir da Biblioteca Container, visto que ela também conta com sala de cinema, que poderá se transformar em um auditório para cursos e palestras e até aulas. Na área externa um espaço pensado para atividades complementares com apresentações e ainda uma pequena praça para o lazer e a descontração.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE