quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura garante destinação correta do lixo residencial e hospitalar de Sorriso

PUBLICIDADE

No próximo dia 26, ás 15 horas, a Administração Municipal inaugurará o Aterro Sanitário de Sorriso. De acordo com o engenheiro sanitarista, Marcelo Oliveira, o município agora estará fazendo a disposição correta do lixo. “Agora temos um local construído de acordo com a legislação ambiental, acompanhando as normas técnicas ambientais e a BNT”, afirma.

Marcelo explica como funcionará o aterro. “A construção é iniciada compactando a base. Em seguida, é colocada uma manta de cobertura com a ajuda de uma impermeabilização, ou argila. Depois, é disposto o lixo no local e compactado com a esteira, que passa cinco vezes em cima do lixo para diminuir o volume do mesmo. O lixo aterrado diariamente. Ao final do dia, quando os caminhões terminam de descarregar, é feita a cobertura daquele lixo”, detalha o engenheiro.

De acordo com Marcelo, vários maquinários já foram adquiridos pela Administração Municipal para fazer a triagem do lixo. “Hoje o espaço é apenas um aterro sanitário, mas amanhã, de acordo com nossos projetos, será uma usina de triagem e compostagem. Para isso, estamos adquirindo novas máquinas visando a adequação do barracão existente. Iremos trabalhar juntamente com uma cooperativa de lixo, fazendo a triagem de todo material reciclável e vendendo para as usinas recicladoras”, antecipa.
A cooperativa dos catadores de lixo de Sorriso já está sendo formada, e, segundo o engenheiro, a população já deve fazer em casa a coleta seletiva o lixo em casa, separando o lixo seco do lixo úmido.

“O lixo seco será coletado pela cooperativa e levado para o aterro sanitário onde será feita a triagem. O restante será recolhido pelos caminhões de lixo irão coletar e levar para o aterro para ser transformado em matéria orgânica”. Marcelo chama a atenção para os benefícios que o projeto irá trazer para Sorriso. “O lixo não irá apenas gerar renda para os integrantes da cooperativa, mas também, irá aumentar a vida útil do aterro sanitário, colaborando com o meio ambiente e com a saúde pública”, garante.
O aterro terá, ainda, um espaço destinado ao lixo hospitalar.

“O lixo hospitalar antes era jogado em valas, porém, com as chuvas as valas ficaram cheias, tornando o local inadequado para esse fim. Por isso, a Prefeitura resolveu construir um local adequado para o lixo hospital, separado do lixo doméstico. Um espaço cercado com telas e com um portão que permanecerá trancado, e onde somente poderá entrar pessoas autorizadas para lidar com o lixo hospitalar”, ressalta Marcelo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE