O departamento de Vigilância Sanitária (VISA) inicia, a partir do dia 02, a fiscalização da venda de leite in natura nos bairros, em cumprimento da normativa federal 051/2002. Em uma primeira etapa foram fiscalizados estabelecimentos e esta será diretamente nas ruas, envolvendo 10 fiscais sanitários.
De acordo com o veterinário Joacir de Jesus, quem ainda estiver comercializando o leite in natura diretamente nas residências terá o produto apreendido. “A normativa foi criada pelo governo federal, porém cabe a vigilância do município fiscalizar o cumprimento da mesma” destacou. Ele também explicou que a ação é decorrente de uma lei federal e, se não for cumprida, quem fica na condição de ilegal é o poder Executivo.
Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) a bacia leiteira de Sinop produz, aproximadamente, 25 mil litros semanais, sendo comercializados cerca de 4 mil litros in natura. A maioria dos pequenos produtores já se adequou à normativa e está vendendo o produto para o laticínio da Comunidade Selene ou para uma empresa de Lucas do Rio Verde.