A prefeitura mandou uma equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Sinfra) para executar obras emergenciais de recuperação da estrada que da acesso ao assentamento da Gleba Mercedes. De acordo com o secretário Gláucio Leitão, os moradores locais estão enfrentando um transtorno decorrentes das fortes chuvas que acabaram danificando as estradas não pavimentadas, o que força o município a adotar ações emergenciais.
O secretário ressalta que a decisão veio de encontro a situação dos alunos da Gleba Mercedes que ainda estão sem aulas por causa das más condições da Estrada. Por outro lado, faz questão de salientar que a Secretaria de Educação garante que nenhum prejuízo será causado ao ano letivo dessa turma, uma vez que todos os professores, merendeiras e zeladoras já foram contratados pela prefeitura.
Gláucio revela que a estrada que dá acesso ao assentamento é de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas que, pela primeira vez na história de Sinop, foi assinado um convênio entre Município e o órgão Federal para ser feita manutenção.
“Recentemente, o prefeito Nilson Leitão assinou um convênio de R$420 mil com o Incra que será usado para recuperar a Estrada. No entanto, precisamos aguardar todo o processo burocrático que se desenrola em órgãos públicos”, ressaltou o secretário dizendo que o atraso nesse processo se deu por conta de uma das empresas ter entrado com recursos contra a licitação das obras.
Gláucio revela que esse processo de entrar com recursos contra a licitação, por parte de empresas participantes, é absolutamente normal e constitucional, no entanto foi o que acabou atrasando o início das obras e, consequentemente, o ano letivo dos alunos da Gleba Mercedes. De acordo com ele, a ordem de serviço está prevista para a próxima semana. Ele lembrou que no mês de novembro estiveram executando ações de recuperação nas estradas, no entanto, não esperavam um período de chuvas tão intenso.