Uma equipe da prefeitura, com apoio de reeducandos que integram o projeto Mão Amiga, começaram, ontem, a limpeza da Área Verde Central, no trecho próximo ao Fórum de Sorriso. A ação, que integra o projeto Repoflora, também está fazendo a substituição de árvores da espécie Leucena.
O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, destaca que, por ser exótica, a Leucena está agindo de maneira predatória no ambiente, prejudicando o desenvolvimento de outras espécies. As unidades retiradas estão sendo substituídas por espécies nativas, como ipê, jatobá e jacarandá, por exemplo.
Desde 2019, esta parceria entre a prefeitura e o Judiciário viabiliza oportunidades de trabalho para reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso. O trabalho, que não é remunerado, permite a remição de pena e posterior reinserção no mercado de trabalho. A cada três dias de trabalho, um dia de pena é abatido.
Os reeducandos que participam da iniciativa podem atuar na fábrica municipal de Artefatos de Cimento, na revitalização de prédios públicos, sinalização de ruas, produção de mudas e na limpeza urbana.
Já ó Repoflora foi criado em 2018, na orefeitura de Sorriso, contempla atividades de educação ambiental, fiscalização e conservação, pesquisas e produção de mudas para reflorestamento.